terça-feira, 17 de abril de 2007

Retrospectiva 2006

RETROSPECTIVA 2006: GRANDES PERDAS, CINEMA NACIONAL EM ALTA E O DESAFIO DO DOWNLOAD GRÁTIS

Imprimir

Enviar por e-mail

Receber Newsletter



Do G1, em São Paulo e no Rio
entre em contato

Tamanho da letra

A-

A+


A morte de James Brown, o ''pai do soul'', fez o ano terminar mais triste

O ano termina com uma baixa irreparável: James Brown, o "pai do soul", faleceu na madrugada de Natal, vítima de uma pneumonia. O mundo da música brasileira ficou mais triste, pois o país perdeu diversos compositores: o carnavalesco Braguinha e o sanfoneiro Sivuca, além dos maestros Moacir Santos e Rogério Duprat.

A agenda musical, no entanto, nunca esteve tão movimentada. Passaram por aqui os pesos-pesados Rolling Stones e U2 - no mesmo fim de semana - e os veteranos do rap Beastie Boys, responsáveis por um dos shows mais elogiados de 2006.

Ainda no terreno da música pop, o mundo assistiu ao retorno dos Mutantes e ao surgimento do genial Gnarls Barkley, que emplacou o primeiro hit vendido por download no topo da parada britânica com a deliciosa "Crazy". Nada mau para o ano em que as grandes gravadoras anunciaram download gratuito de músicas na web.

Foi um bom ano também na safra dos filmes nacionais, com "Céu de Suely" e "O cheiro do ralo" premiados em festivais. A pulverização de premiações no Oscar e no Globo de Ouro fez com que 2006 fosse um ano sem grandes vencedores no cinema. Já a telinha brasileira perdeu o humorista Bussunda – sua imitação do jogador Ronaldo vai deixar saudades...

27/12/2006 - 12h29m - Atualizado em 27/12/2006 - 21h15m

RETROSPECTIVA 2006: POP & ARTE, JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO

Imprimir

Enviar por e-mail

Receber Newsletter



Do G1, em São Paulo e no Rio
entre em contato

Tamanho da letra

A-

A+


Mick Jagger comandou o show do Rollins Stones em Copacabana, no Rio

Janeiro

16 – Acontece a cerimônia de premiação do Globo de Ouro, considerada a prévia do Oscar para o cinema mundial. Os grandes vencedores da noite foram "O Segredo de Brokeback Mountain", que indicado a sete prêmios levou quatro, e "Johnny e June", que concorria em três categorias e venceu todas elas.


Fevereiro

9 - Gilberto Gil conquista o Grammy.

18 - Rolling Stones fazem show histórico para 3 milhões de pessoas na praia de Copacabana, de graça, no Rio de Janeiro. Veja reportagem do "Fantástico" sobre a apresentação.

20 - U2 se apresenta para 73 mil pessoas no estádio do Morumbi, completamente lotado, em São Paulo. Assista ao vídeo.


Março

5 – Acontece a cerimônia do Oscar, que premia os melhores do cinema mundial. Neste ano, os prêmios foram pulverizados, e quatro filmes levaram três estatuetas cada: "Crash", "O segredo de Brokeback Mountain", "King Kong" e "Memórias de uma Gueixa".

22 - O combo paulistano Cansei de Ser Sexy assina contrato com a gravadora Sub Pop, que revelou ao mundo o Nirvana nos anos 90.

26 – Morre a atriz Ariclê Perez, aos 62 anos. Ela caiu do 10º andar de seu prédio, em Higienópolis (região central), São Paulo.

28 – Termina a sexta edição do "Big Brother Brasil", que premiou a baiana Mara com R$ 1 milhão. A disputa entre ela e Mariana foi acirrada, mas Mara venceu com 47% dos votos. Assista à final da gincana .

31 – Entra em cartaz a animação "A era do gelo 2", de Carlos Saldanha, filme campeão de bilheteria no Brasil em 2006, com quase 6 milhões de espectadores.

27/12/2006 - 12h29m - Atualizado em 27/12/2006 - 21h17m

RETROSPECTIVA 2006: POP & ARTE, ABRIL, MAIO, JUNHO

Imprimir

Enviar por e-mail

Receber Newsletter



Do G1, em São Paulo e no Rio
entre em contato

Tamanho da letra

A-

A+


O humorista Bussunda imitando o craque Ronaldinho

Abril

5 – Morre o Palhaço Carequinha (George Savalla Gomes), aos 90 anos. O artista passou mal em sua casa, no Rio de Janeiro, e morreu antes de ser levado ao hospital.

20 - Billy Corgan confirma o retorno do Smashing Pumpkins ao estúdio.


Maio

17 – O esperadíssimo "O código Da Vinci", baseado no best-seller de Dan Brown, abre o Festival de Cannes", mas não é recebido com simpatia pela crítica. Outos destaques do evento foram "Volver", de Pedro Almodóvar, que foi elogiado, e "Maria Antonieta", de Sofia Coppola, que foi vaiado. "The wind that shakes the barley", de Ken Loach, levou a Palma de Ouro.

20 - O genial Gnarls Barkley, formado por Cee-lo e Danger Mouse, emplaca o primeiro hit vendido por download no topo da parada britânica. "Crazy", primeiro single do álbum "St. Elsewhere", supera Madonna. O CD virtual tem nada menos do que um milhão de downloads.

22 - Mutantes voltam aos palcos em apresentação histórica no Barbican Center, em Londres. Zélia Duncan substitui Rita Lee nos vocais. Veja um trecho do show que a banda fez para o "Fantástico".

26 - A banda Nação Zumbi se apresenta no programa da BBC britânica "Later With Jools Holland". O combo pernambucano tocou "Meu Maracatu Pesa uma Tonelada" e "Propaganda", ambas do seu penúltimo disco, "Nação Zumbi".


Junho

17 - Morre o humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, do programa "Casseta & Planeta Urgente!". Ele estava na Alemanha, acompanhando a Copa do Mundo, e teve um ataque cardíaco. Veja cenas da despedida a Bussunda .

27/12/2006 - 12h29m - Atualizado em 28/12/2006 - 19h50m

RETROSPECTIVA 2006: POP & ARTE, JULHO, AGOSTO, SETEMBRO

Imprimir

Enviar por e-mail

Receber Newsletter



Do G1, em São Paulo e no Rio
entre em contato

Tamanho da letra

A-

A+


Grazi Massafera em ''Páginas da vida'': revelação de 2006

Julho

07 - Aos 60 anos, morre Syd Barrett - vocalista, guitarrista, compositor e um dos fundadores do Pink Floyd. O músico sofria de diabetes.

10 – Estreou na Globo "Páginas da vida", novela escrita por Manoel Carlos. A trama marcou a estréia de Grazi Massafera (ex-"BBB") como atriz, e a moça se tornou uma das grandes revelações do ano na TV. Ela só entrou em cena no dia 16/9, e falou com exclusividade ao G1 sobre a ansiedade de atuar. Veja cena de Grazi na novela.

18 – Morre o ator Raul Cortez, aos 73 anos, em decorrência de um câncer na região abdominal.

22 – Morre o ator Gianfrancesco Guarnieri, em função de complicações geradas por insuficiência renal crônica. Ele tinha 71 anos.

25 – O "TV Guide" americano publica notícia de que Rodrigo Santoro havia sido contratado para atuar em "Lost". Assista a cenas de Santoro.

28 - "Tapa na pantera" é um dos maiores ícones da revolução causada pelo YouTube - pelo menos no Brasil. O filme já foi visto quase 1 milhão de vezes. Assista ao vídeo.

Agosto

06 - Morre o maestro pernambucano Moacir Santos.

10 – Morre o ator Irving São Paulo, aos 41 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava com quadro de pancreatite necro-hemorrágica.

13 – Depois do sucesso do quadro "Dança dos famosos", exibido no "Domingão do Faustão" desde o fim de 2005, entra no ar o "Dança no gelo". Não foram poucos os artistas que se machucaram ao participar da competição, que contou com a participação de Juliana Paes, Danielle Suzuki e Lucimara Parisi. Veja vídeo de Juliana Paes dançando no gelo .

22 – Em um dos episódios mais bizarros do ano na TV, um dos participantes do reality show "O aprendiz", da Record, demitiu Roberto Justus de sua vida com a seguinte pérola: "Sou presidente da minha vida, e Roberto, você está demitido".

23 – Tom Cruise é dispensado pela Paramount Pictures, com quem manteve acordo de produção por 14 anos de sucesso. Segundo o estúdio, o motivo para a não renovação do contrato foi o comportamento estranho do ator e sua propaganda exagerada da Cientologia.

30 – O ator Glenn Ford morreu em sua mansão, em Beverly Hills (EUA). Ele tinha 90 anos e ficou famoso por seus papéis nos filmes "Gilda" e "Os corruptos".

30 - Chico Buarque volta aos palcos após sete anos com um show em São Paulo em que apresenta seu disco mais recente, "Carioca".


Setembro

1- Estréia no Brasil o filme "Vôo United 93", de Paul Greengrass, que relembra os atentados do 11 de setembro. Poucas semanas depois, chega à telona "As torres gêmeas", de Oliver Stone, outro retrato da tragédia. Leia mais sobre os programas de TV e filmes que relembraram o 11 de setembro.

4 – Morre o caçador de crocodilos Steve Irwin, após ser atacado por uma arraia.

7 - Paris Hilton é presa em Hollywood por dirigir embriagada.

16 - Franz Ferdinand faz festa memorável depois de o Motomix quase ir por água abaixo.

17 - Dupla de rock White Stripes faz participação especial em episódio dos "Simpsons". Cena está disponível no YouTube. Assista ao vídeo .

18 - Grandes gravadoras anunciam download gratuito de músicas na web.

18 - Imagens picantes de Daniella Cicarelli em uma praia espanhola caem na internet.

20 – "Cinema, aspirinas e urubus", de Marcelo Gomes, é escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2007. Leia entrevista com o diretor.


27/12/2006 - 12h29m - Atualizado em 27/12/2006 - 21h18m

Nenhum comentário: