terça-feira, 17 de abril de 2007

Atualidades Agricultura/ Politica SP

milton fernandes
atualidades 12/04/2007 021 mensagem
milton fernandes
12 de Abril de 2007 17:47
Para: milton.fernandes@gmail.com

Economia



09 de janeiro de 2007 - 10:31
IBGE eleva previsão para safra agrícola de 2007
Segundo prognóstico do instituto indica produção de 123,9 milhões de toneladas
Jacqueline Farid

RIO - O segundo prognóstico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a safra 2007, divulgado nesta terça-feira, indica produção de 123,9 milhões de toneladas, com aumento de 6,3% ante a safra 2006 (116,6 milhões de toneladas). No primeiro prognóstico, relativo a outubro, o IBGE previa uma safra 2007 de 122,4 milhões de toneladas, com aumento de 5,3% ante a safra anterior. Em relação à área plantada, dentre os 11 produtos pesquisados, seis devem apresentar variação positiva em relação à área plantada em 2006.
Para o gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE, Neuton Alves Rocha, o ano de 2007 deverá marcar um início de recuperação para o setor agrícola, após as crises de 2004 e 2005 e as conseqüências sobre a economia no campo em 2006.
Segundo Rocha, com a recente recuperação dos preços das commodities agrícolas e o clima favorável, é possível que o prognóstico de safra 2007 divulgado nesta segunda seja revisado para cima nos próximos meses.
Caso isso ocorra, este ano mostrará uma realidade radicalmente diferente do ano passado, quando o primeiro prognóstico do IBGE apontava uma safra 2006 de 129,8 milhões de toneladas, mas o clima adverso e os baixos investimentos dos produtores descapitalizados levaram a sucessivas revisões para baixo da estimativa, até a definição final das 116,6 milhões de toneladas. Apesar da colheita aquém das previsões iniciais, Rocha disse que a safra 2006 não foi ruim, já que apresentou um acréscimo de 4 milhões de toneladas em relação à safra 2005 (112,6 milhões de toneladas).
Se a previsão para a safra 2007 for confirmada, representará um novo recorde no País, após a colheita de 123,6 milhões de toneladas em 2003.
Soja
A soja deve mostrar um aumento de 5,1% na produção esperada ante 2006, "em decorrência da recuperação nos níveis de produtividade, embora esteja havendo queda na área, uma vez que, no início de implantação das lavouras, os preços estavam desestimulantes, os produtores, descapitalizados, e havia alguns gargalos de logística, podendo refletir em despesas futuras no momento de escoar a safra 2007", segundo afirmam os técnicos do instituto no documento de divulgação da pesquisa.
Em nível nacional, espera-se obter uma produção de 54,9 milhões de toneladas de soja em 2007. A área plantada deve cair 7,8% ante 2006, e a produtividade apresentar um ganho de 13,7%. Paraná e Mato Grosso, maiores produtores brasileiros de soja, devem apresentar, respectivamente, produções de 11,8 milhões e 13,7 milhões de toneladas, segundo o IBGE.
Milho
O milho de primeira safra (de verão) deve mostrar uma expansão de 11% em 2007 em relação a 2006. A produção desse cereal deverá alcançar 34,9 milhões de toneladas em 2007. A área deve diminuir 3,3% ante 2006, mas a produtividade pode aumentar 10,7%, "mostrando uma recuperação em face das perdas da safra anterior", segundo o IBGE.
Na Região Sul, onde se concentra a maior produção de milho, aguarda-se um total de 17 milhões de toneladas, ante as 15,1 milhões de toneladas em 2006.
Arroz
A produção de arroz em casca deve apresentar uma queda de 4% na safra de 2007 em relação ao volume colhido em 2006, com produção de 11 milhões de toneladas. Numa área plantada de 3 milhões de hectares, segundo o IBGE, espera-se uma produtividade de 3.717 quilogramas por hectare.
No Rio Grande do Sul, onde a produção de arroz é mais expressiva (cerca de 59% do total do País em 2006), "o clima apresenta-se favorável ao desenvolvimento da lavoura, apesar de problemas relativos ao suprimento de água das regiões da Campanha e Fronteira Oeste". O Estado espera colher uma produção da ordem de 5,9 milhões de toneladas, 12,6% inferior à de 2006. A área plantada estimada é de 933 mil hectares.
Feijão
No caso do feijão na primeira safra, a produção prevista para 2007 é da ordem de 2,1 milhões de toneladas, 33,1% maior que em 2006 (1,6 milhão de toneladas). Esse aumento no feijão, segundo o IBGE, deve-se aos preços, que na época do plantio mostravam-se favoráveis, e à recuperação na produtividade. A produção esperada para o Paraná, um dos principais Estados produtores, é da ordem de 601 mil toneladas, 33,2% superior à de 2006 (451 mil toneladas).
Algodão
A segunda estimativa de produção para o algodão herbáceo em caroço em 2007 prevê um total de 3,6 milhões de toneladas, significativamente maior (24,5%) à obtida em 2006 (2,9 milhões de toneladas). Essa variação positiva deve-se, segundo o instituto, "à recuperação dos preços tanto no mercado interno como no externo, à menor produção mundial e também à necessidade de rotação de culturas, com o objetivo de controlar pragas e doenças".
Em Mato Grosso, maior produtor nacional de algodão, a safra esperada é de 1,9 milhão de toneladas, 31,3% superior à produção de 2006. Também a área plantada e a produtividade devem ter incrementos de 28,9% e 1,8%, respectivamente, segundo o levantamento do IBGE.
Câmara Municipal de São Paulo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Câmara Municipal de São Paulo é o órgão legislativo do município de São Paulo. Composta por 55 vereadores é a maior casa legislativa municipal do Brasil.
Criada em 1560 , é uma das câmaras municipais mais antigas do país. Sua sede é o Palácio Anchieta, localizado no centro de cidade e inaugurado em 1971.
Atualmente, o seu presidente é o vereador Antônio Carlos Rodrigues e os outros edis (mandato de 2005 a 2008) são em ordem alfabética do nome parlamentar:
Abou Anni (Partido Verde)
Ademir da Guia ( Partido Liberal, eleito pelo Partido Comunista do Brasil )
Adilson Amadeu (Partido Trabalhista do Brasil )
Adolfo Quintas (Partido da Social Democracia Brasileira )
Agnaldo Timóteo ( Partido Progressista)
Antônio Carlos Rodrigues (Partido Liberal)
Antônio Goulart dos Reis (Partido do Movimento Democrático Brasileiro )
Arselino Roque Tatto (Partido dos Trabalhadores )
Átila Russomanno (Partido Progressista )
Bispo Atílio Francisco (Partido Republicano Brasileiro , eleito pelo Partido Trabalhista do Brasil )
Aurélio Miguel ( Partido Liberal)
Aurélio Nomura (Partido Verde)
Beto Custódio (Partido dos Trabalhadores)
Carlos Alberto Bezerra Júnior (Partido da Social Democracia Brasileira )
Carlos Apolinário ( Partido Democrático Trabalhista) (1)
Carlos Gianazzi ( Partido Socialismo e Liberdade, eleito pelo ( Partido dos Trabalhadores)
Celso Jatene (Partido Trabalhista do Brasil )
Claudete Alves (Partido dos Trabalhadores) (2)
Claudinho Sousa (Partido da Social Democracia Brasileira )
Cláudio Prado (Partido Democrático Trabalhista )
Dalton Silvano (Partido da Social Democracia Brasileira )
Domingos Odone Dissei (Partido da Frente Liberal )
Donato (Antonio Donato) (Partido dos Trabalhadores )
Edivaldo Estima (Partido Popular Socialista) (3)
Dr. Rogério Farhat (Partido Trabalhista do Brasil )
Francisco Chagas (Partido dos Trabalhadores)
Gilberto Natalini (Partido da Social Democracia Brasileira ) (4)
Gilson Barreto (Partido da Social Democracia Brasileira )
João Antônio (Partido dos Trabalhadores)
Jooji Hato (Partido do Movimento Democrático Brasileiro )
Jorge Borges (Partido Progressista )
Jorge Tadeu (Partido da Frente Liberal), eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro ) (7)
José Américo (Partido dos Trabalhadores)
José Aníbal (Partido da Social Democracia Brasileira )
José Ferreira "Zelão" (Partido dos Trabalhadores )
José Police Neto "Netinho" (Partido da Social Democracia Brasileira ) (5)
Juscelino Gadelha (Partido da Social Democracia Brasileira )
Bispa Lenice Lemos (( Partido da Frente Liberal, eleita pelo ( Partido Verde)
Marcos Zerbini (Partido da Social Democracia Brasileira )
Mário Dias (Partido da Frente Liberal, eleito pelo ( Partido Trabalhista do Brasil)
Marta Costa (Partido da Frente Liberal, eleita pelo ( Partido Trabalhista do Brasil)
Milton Leite (Partido do Movimento Democrático Brasileiro )
Myriam Athie (Partido Popular Socialista)
Noemi Nonato (Partido Socialista Brasileiro )
Paulo Fiorilo (Partido dos Trabalhadores)
Paulo Frange (Partido Trabalhista do Brasil )
Paulo Teixeira (Partido dos Trabalhadores)
Ricardo Montoro (Partido da Social Democracia Brasileira )
Roberto Tripoli ( Partido Verde) (eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira)
Soninha Francine ( Partido dos Trabalhadores) (6)
Tião Farias (Partido da Social Democracia Brasileira )
Toninho Paiva (Partido Liberal)
Ushitaro Kamia (Partido da Frente Liberal)
Wadih Mutran (Partido da Frente Liberal, eleito pelo Partido Progressista)
William Woo (Partido da Social Democracia Brasileira )
Em 2007, no dia 1º de fevereiro, os vereadores do PSDB José Aníbal e William Woo tornaram-se deputados federais, tornando Tião Farias, até então vereador suplente, vereador titular e também abrindo vaga para Mara Gabrilli, até então secretária de Deficientes Físicos. Assume também, como titular, Ricardo Teixeira.
Em março, no dia 15, Marcos Zerbini e Ricardo Montoro tornam-se Deputados Estaduais, dando vaga para assumir Mara Gabrilli como vereadora titular e José Rolim, todos do PSDB.
(1)Licenciado a partir de 30 de maio de 2006, sendo substituído pela Bilu Vilella (PDT). (2)Afastada por ordem judicial a partir de 24 de abril de 2006, sendo substituída por Senival Moura (PT). (3)Afastado entre agosto e setembro de 2005, sendo substituído pelo Quito Furmiga (PPS). (4)Licenciado entre janeiro de 2005 e abril de 2006, sendo substuído pelo Tião Farias (PSDB). (5)Licenciado a partir de maio de 2006, sendo substituído pelo Tião Farias (PSDB). (6)Licenciada a partir de 1º de junho de2006, sendo substituída pelo Rubens Wagner Calvo (PSB). (7)Renunciou ao mandato em 1º de janeiro de 2007 para assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados e foi substituído pelo suplente Eliseu Gabriel (PSB). texto a negritoMesa diretora para o ano de 2007: Presidente: Vereador Antônio Carlos Rodrigues - (PL) 1º Vice-presidente: Vereador Adilson Amadeu - (PTB) 2º Vice-presidente: Vereador Gilson Barreto - (PSDB ) 1º Secretário: Vereador José Américo - (PT ) 2º Secretário: Vereador Milton Leite da Silva - (PMDB) 1º Suplente: Vereador Jorge Borges - (PFL) 2º Suplente: Vereador Noemi Nonato - (PSB ) Corregedor

Nenhum comentário: