terça-feira, 17 de abril de 2007

Eleições 2006

da Folha Online

30/10/2006 - 15h15

Maiores bancadas no Senado em 2007 serão do PMDB e PFL

Publicidade

da Folha Online

Com o fim do segundo turno das eleições, o número de cadeiras que cada partido terá a partir de fevereiro de 2007 no Senado ficou praticamente definido. O resultado indica que o PMDB e o PFL --ambos com 18 senadores-- terão as maiores bancadas. O PSDB terá a terceira maior bancada, seguido pelo PT.

No entanto, a composição final das bancadas no Senado podem ainda sofrer alterações até que senadores eleitos e suplentes assumam seus mandatos. É que a lei permite que os eleitos possam mudar de partido, conforme negociações políticas.

Depois dos quatro partidos com maior bancada, também terão representantes, pela ordem crescente, as legendas PDT, PTB, PSB, PL e PC do B. Os partidos PPS, PRB, PP, PRTB e PSOL têm um único senador cada.

Urnas

Pelo resultado obtido nas urnas serão substituídos os senadores Paulo Octávio (PFL-DF) e Teotônio Vilela (PSDB-AL), que foram eleitos, respectivamente, vice-governador e governador pelos seus Estados de origem. Portanto, o mandato dos dois, que vai até 2011, serão assumidos pelos suplentes, que são do mesmo partido.

Dos sete senadores --com mandato até 2011-- que disputaram o segundo turno das eleições para o governo estadual apenas três não retornam à Casa: Sérgio Cabral (PMDB-RJ); Ana Júlia Carepa (PT-PA) e Leonel Pavam (PSDB-SC).

Cabral foi eleito governador do Rio de Janeiro e quem assume sua vaga é o suplente Régis Fichtner, que também é do PMDB. No caso de Leonel Pavam, vice-governador de Santa Santa Catarina, quem assume a vaga é o suplente Neuto de Conto, do PMDB. Já Ana Júlia Carepa --eleita governadora do Pará-- será substituída por José Nery, do PSOL.

Os 27 senadores eleitos ou reeleitos neste ano cumprem mandato que começa em 2007 e termina em 2014. Outros 54, que foram eleitos em 2002, cumprem mandato até 2011. Cada Estado tem três senadores como representantes.

Folha SP 30/11/2007

Ao comentar eleição, EUA citam escândalo

Petista ganhou "apesar de escândalos de corrupção ligados a seu partido", afirma texto do Departamento de Estado

O presidente George Bush telefonou para Lula ontem e pediu ao brasileiro que lhe transmitisse "know-how" de como ganhar eleições

DE WASHINGTON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Comunicado do Departamento de Estado norte-americano cita "escândalos recentes de corrupção" ligados ao PT ao comentar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de domingo. A contundência é incomum em textos do tipo.
"A vitória de Lula", disse o departamento, "é grandemente devida a sua associação a programas sociais populares e a uma "economia viva" no Brasil, "apesar de escândalos recentes de corrupção ligados ao seu Partido dos Trabalhadores'", afirma o texto, escrito por um dos serviços do próprio departamento e citando declarações anônimas do órgão.
O comunicado é produzido pelo Usinfo, agência de notícias relacionadas à política externa dos EUA. O autor das declarações do Departamento de Estado não é identificado.
"O departamento disse que o partido de esquerda de Lula não conseguiu ganhar a maioria nas eleições legislativas e "vai precisar trabalhar com os partidos de oposição para aprovar reformas estruturais legislativas importantes para melhorar o crescimento da economia'", continua o texto, intitulado "EUA parabenizam Brasil por eleição "justa e livre'".
A Embaixada do Brasil em Washington não comentou o comunicado. A Folha apurou que o episódio foi considerado "curioso" e encarado pelos diplomatas brasileiros mais como uma "gafe" do que como um recado entre países

Telefonema
Ontem pela manhã, Lula recebeu um telefonema do presidente norte-americano, George W. Bush. O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, relatou o diálogo. "Uma conversa rápida, de cinco minutos, muito amigável, em que o presidente [Bush] parabenizou o presidente Lula por sua recente vitória eleitoral", afirmou Snow.
"Os dois também falaram de questões de interesse mútuo, que incluem energia, biocombustíveis e comércio."
Em desvantagem nas eleições legislativas neste mês em seu país, Bush pediu a Lula um pouco do seu "know-how" para vencer as eleições, segundo relato do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores). "Você teve uma vitória espetacular, você tem de me dar um pouquinho do seu "know-how", porque estou precisando, para ganhar agora", brincou Bush.
Lula também conversou ontem com o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.
Segundo Amorim, Bush convidou Lula para uma visita aos Estados Unidos, que deve ocorrer no início do ano que vem. Blair, por sua vez, foi chamado para uma visita ao Brasil.
Segundo Amorim, Lula não conseguiu falar com Hugo Chávez, presidente da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia, por questões de agenda. Ele ainda agendaria conversas com Néstor Kirchner, da Argentina, e Álvaro Uribe, da Colômbia.
Lula já tinha conversado com o paraguaio Nicanor Duarte e a chilena Michelle Bachelet. Ontem falou também com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, e com o ditador da Líbia, Muammar Gaddafi. (SÉRGIO DÁVILA, PEDRO DIAS LEITE E EDUARDO SCOLESE)

Acusações não devem permitir a Lula uma segunda lua-de-mel

Vanderlei Almeida/France Presse

Maria Nilza exibe seu cartão do Bolsa Família, criado por Lula




LARRY ROHTER
DO "NEW YORK TIMES"

Ao conquistar reeleição no domingo com 60,8% dos votos, Luiz Inácio Lula da Silva quase repetiu o desempenho acachapante que o tornou presidente do Brasil quatro anos atrás. Mas uma segunda lua-de-mel ou uma pausa nas acusações de corrupção e outras dificuldades que vêm prejudicando seu governo, não parecem prováveis.
Lula enfrentará um segundo mandato difícil. Seu PT está debilitado por escândalos de corrupção, e ele está sob pressão para adotar políticas econômicas mais populistas. Mas para conseguir aprovar seu programa legislativo, ele corre o risco de se ver forçado a aceitar acordos eticamente questionáveis, exatamente como aqueles que causaram as dificuldades que seu governo vem enfrentando.
Mesmo antes do início de seu segundo mandato, Lula enfrenta a perspectiva daquilo que alguns brasileiros vêm definindo como "o terceiro turno" da eleição. Embora a dimensão de sua vitória deva desencorajar os oposicionistas a pedir seu impeachment, há processos em curso nos tribunais, e detê-los pode se provar mais difícil.
Há também a questão prática de como Lula planeja administrar a máquina do governo. O PT tinha escassa experiência administrativa, para começar, e como resultado dos escândalos muitas das figuras em que ele confiava caíram em desgraça.
Lula ocasionalmente expressa frustração por não conseguir o que quer do Legislativo. Em jantar recente, diz-se que ele teria dito que tinha "vontade de fechar o Congresso".
Lula se recusou a assinar uma petição que solicitava que os candidatos assumissem o compromisso de não convocar Assembléia Constituinte. Oposicionistas tomaram esses lapsos como motivo para sugerir que um segundo mandato veria Lula ceder a seus impulsos autoritários. Mas a maioria dos analistas desconsidera as declarações ambíguas e os alertas sombrios da oposição como simples retórica de campanha.
Não está claro se Lula interpretará sua vitória esmagadora como absolvição pelos casos de corrupção. "O PT disse que estava se reestruturando, e logo a seguir se envolve em um escândalo bizarro como esse", disse Jairo Nicolau, professor de ciência política: "Se não aprenderam nada de 2005 para cá, não há garantia de que não repetirão os mesmos erros".



Junho
11 - PSDB oficializa Geraldo Alckmin como candidato à presidência da República [1], [2]
19 - Cristovam Buarque é o candidato do PDT à Presidência da República. [3]

Julho
23 - Lula promete reforma política, caso seja reeleito.

24 - Lula chama de preconceituosos os opositores às cotas para afrodescendentes.

24 - Alckmin declara ser contra a ampliação do Mercosul.

26 - IBOPE divulga sondagem.

Agosto
11 - Lula e H. Helena sobem, Alckmin cai em pesquisas de quatro institutos

14 - Ocorreu o primeiro debate entre os candidatos à Eleição Presidencial Brasileira de 2006

20 - Candidato pelo PSDB ao Planalto minimiza resultado da última pesquisa

23 - Após primeiro debate e início do horário político, Datafolha revela ampliação da vantagem de Lula

24 - Partidos nanicos atacam Lula em horário eleitoral na TV

29 - Lula sobe para 51,4% e abre vantagem de 31,8 pontos sobre Alckmin

30 - Alckmin ataca Lula em horário eleitoral; Lula continua com sua postura "paz e amor"

Setembro
7 - Tribunal de SP garante a VEJA manter gravação do PCC que cita José Genoíno | Justição Eleitoral decide que "voto nulo" não invalida eleição no Brasil | Presidente da Câmara não encaminha leitura de pedido de impeachment de Lula

10 - Vídeo anti-Lula faz sucesso depois de proibido

12 - Coronel que comandou o massacre do Carandiru em São Paulo é encontrado morto

20 - Novo escândalo: Integrantes do PT envolvidos em compra de dossiê contra adversários

23 - Datafolha: Lula mantém vitória no 1º turno

24 - Lula se compara a Jesus Cristo e diz que vencerá a eleição | Autores lançam livros sobre o Mensalão

25 - Para Noblat Lula vence no primeiro turno

28 - IBOPE divulga pesquisa realizada entre 25 e 26 de Setembro para as Eleições Presidenciais do Brasil de 2006

29 - O Estado de S. Paulo mostra as fotos do dinheiro usado para compra de dossiê contra adversários do PT

30 - IBOPE divulga pesquisa realizada entre 29 e 30 de Setembro para as Eleições Presidenciais do Brasil de 2006

Outubro
1 - TSE informa que já trocou 2.348 urnas em todo o país |

2 - ELEIÇÕES 2006: Roraima define seu governador em 1º turno | Eleições presidenciais vão para o segundo turno

4 - Brasileiros elegem deputados envolvidos em escândalos de corrupção | IBOPE é surpreendido pelos resultados das eleições da Bahia e do Rio Grande do Sul

8 - No 1º debate do segundo turno, Alckmin e Lula trocam duros ataques

28 - Em último debate entre os presidenciáveis, o eleitor indeciso questiona e os candidatos respondem, entretanto, foi o debate mais tenso

29 - Resultado do segundo turno das Eleições Brasileiras 2006

Retirado de " http://pt.wikinews.org/wiki/Wikinot%C3%ADcias:Elei%C3%A7%C3%B5es_Presidenciais_Brasileiras_2006"

26/12/2006 - 18h13m - Atualizado em 27/12/2006 - 12h27m

Nenhum comentário: