sábado, 28 de abril de 2007

Mostra Teatro Latino Americano em SP

II Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

por Guilherme Balza
do GUIASP

Uma barreira histórica isola o Brasil do restante dos países latino-americanos quando o assunto é cultura. Para além das diferenças do idioma, as razões desse afastamento são complexas e podem ser encontradas desde o período pré-colonial até o processo de redemocratização das repúblicas na América Latina.

A partir da década de 80, com o fim dos regimes autoritários, grandes avanços se deram no terreno da política e da economia, aproximando não só governos, mas principalmente mercados e empresas latino-americanas.

Entretanto, a globalização - eficiente para associar poderes e capitais - não foi capaz de diminuir sensivelmente as distâncias culturais entre o Brasil e os países hispano-americanos. Não só no imaginário do senso comum, mas também dentre a classe artística, ainda prevalece a "mentalidade de colônia", que leva argentinos a olharem para Londres, brasileiros para Nova Iorque, e assim por diante.

Para superar obstáculos e criar elos culturais entre o Brasil e a América Hispânica foi organizada a II Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, que será realizada entre 30 de abril e 6 de maio no Centro Cultural São Paulo e nas ruas da Capital.

Uma iniciativa da Cooperativa Paulista de Teatro, a mostra contará com cinco companhias teatrais de países hispano-americanos - que apresentarão espetáculos inéditos no Brasil – e sete companhias nacionais. Um dia após as exibições, todas gratuitas, cada coletivo fará demonstrações de trabalho, nas quais serão expostos os processos de criação cênica.


A Mostra ainda terá dois debates: um sobre Teatro Latino-Americano Contemporâneo e outro sobre Dramaturgia em Grupo na América Latina, com as participações de Mario Rojas, da Latin American Theater Review; Vivian Tabares, da Casa de Las Americas de Havana (primeiro debate); Raquel Carrio, dramaturga do Teatro Buendía de Cuba; e Sergio de Carvalho, da Companhia do Latão (segundo debate).

Assim como no ano passado, a Mostra pretende mapear a produção artística de coletivos teatrais latino-americanos e, a partir daí, criar um trabalho em rede, unificando grupos e fortalecendo reivindicações. Num primeiro momento, a tendência é que essa troca de experiências entre as companhias resulte em um aprimoramento artístico e, posteriormente, na formação de novas platéias, tanto no Brasil, quanto no restante do continente.


Programação:* (Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência)

30/04 – 10h: Café da manhã para a imprensa, com a participação de todos os grupos integrantes da mostra. Apresentação especial do Ilú Oba de Min, grupo de 70 mulheres percussionistas

19h: Coletivo Filhos da Mãe... Terra - Sarapuí/SP
Espetáculo: Posseiros e Fazendeiros (Dir.: Douglas Estevam) – Sala Adoniran Barbosa

01/05 – 15h: Debate: Teatro Latino-americano Contemporâneo – Mario Rojas (Latin American Theater Review - EUA) e Vivan Tabares (Casa de Las Américas de Havana – Cuba)

19h: Abertura oficial: Presença de ministros, embaixadores e representantes das instituições culturais dos países participantes

20h: Teatro Buedía – Cuba
Espetáculo: Chareton (Dir.: Flora Lauten) – Sala Jardel Filho

02/05 - 15h: Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz – Porto Alegre/RS
Espetáculo: A Saga de Canudos (Criação Coletiva) – Ruas do calçadão na região do Largo do Café, no Centro

21h – Circo Teatro Udi Grudi - Brasília/DF
Espetáculo: O Ovo (Dir.: Leo Sykes Libânio) - Sala Jardel Filho

03/05 – 19h: Coletivo Angu de Teatro – Recife/PE
Espetáculo: Angu de Sangue (Dir.: Marcondes Lima) – Espaço Cênico Ademar Guerra

21h: Teatro Gayumba – República Dominicana
Espetáculo: Don Quijote y Sancho Panza (Dir.: Manuel Chapuseaux) – Sala Jardel Filho

04/05 – 15h: Debate: Dramaturgia em grupo na América Latina – Raquel Carrio (Teatro Buendía – Cuba) e Sergio de Carvalho (Companhia do Latão – Brasil)

18h: Associação Teatral Joana Gajuru – Maceió/AL
Espetáculo: Uma Canção de Guerreiro no Chumbrego da Orgia (Dir.: Lindolfo Amaral) – Passarela do Metrô Vergueiro para o Centro Cultural São Paulo

21h: Escena de Caracas – Venezuela
Espetáculo: Mackie (Dir.: Delbis Cardona) – Sala Jardel Filho

05/05 – 18h: Grupo de Teatro Piollin – João Pessoa/PB
Espetáculo: A Gaivota (alguns rascunhos) (Dir.: Haroldo Rego) – Espaço Cênico Ademar Guerra

21h: Teatro Sanitario de Operaciones (TSO) – Argentina
Espetáculo: Mantua (Dir.: Quique López) – Espaço Fratelli (Rua Adib Auada, 41 – Centro Empresarial Granja Viana – Cotia – Km 23 da Rodovia Raposo Tavares)

06/05 – 13h30: Pirei na Cenna / Centro de Teatro do Oprimido (CTO) – Rio de Janeiro/RJ
Espetáculo: É melhor Prevenir que Remédio dar (Dir.: Cláudia Simone) – Sala Adoniran Barbosa

18h: Teatro de los Andes – Bolívia
Espetáculo: Otra Vez Marcelo (Dir.: César Brie) – Espaço Cênico Ademar Guerra


*As demonstrações de trabalho dos grupos (DTs) acontecerão às 10h do dia seguinte às respectivas exibições.

Nenhum comentário: