terça-feira, 17 de abril de 2007

Atualidades Brasil no Oscar

COBERTURA COMPLETA DO OSCAR® 2007



Não é de hoje que o cinema nacional sonha com um Oscar. Acompanhe a trajetória do Brasil na maior premiação do cinema norte-americano

2007

Cinema, Aspirinas e Urubus"Cinema, Aspirinas e Urubus" , primeiro longa-metragem de Marcelo Gomes, deveria representar o Brasil no Oscar 2007. Em 1942, em pleno sertão nordestino, Johann (Peter Ketnath), um alemão que fugiu da guerra, encontra Ranulpho (João Miguel), brasileiro que quer escapar da seca. Viajando de povoado em povoado para vender um remédio "milagroso", eles exibem filmes publicitários para pessoas que nem sabem o que é cinema. Na opinião dos críticos brasileiros, o filme brasileiro teria condições de disputar uma vaga. No entanto, ao concorrer com 60 produções de todo o mundo, "Cinema, Aspirinas e Urubus" não foi indicado.

2006

2 Filhos de Francisco O filme "Dois Filhos de Francisco – A História de Zezé di Camargo & Luciano " foi escolhido pelo Ministério da Cultura para concorrer a uma indicação ao Oscar 2006. Produzido pela premiada Conspiração Filmes e dirigido por Breno Silveira, o longa levou mais de 6 milhões de espectadores ao cinema. Mas o drama dos irmãos sertanejos em busca do sucesso não conseguiu comover a Academia. Apesar do lobby da Conspiração Filmes e da Columbia Pictures, "Dois Filhos de Francisco" não foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e também não concorreu em nenhuma categoria técnica.

2005

Diários de Motocicleta A presença brasileira no Oscar de 2005 ficou por conta do filme "Diários de Motocicleta" , do diretor Walter Salles. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (roteiro de José Rivera, baseado no diário escrito por Che Guevara durante uma viagem pela América Latina, em 1952) e Melhor Canção (pela música "El Otro Lado del Río", do cantor uruguaio Jorge Drexler), o filme é falado em espanhol, financiado por grupos estrangeiros e realizado por equipe latino-americana. Por ser considerada uma produção de vários países, o filme não pôde concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

2004

Cidade de Deus Apesar de ter ficado fora da disputa na categoria Melhor Filme Estrangeiro na premiação do Oscar ocorrida em 2003, o filme brasileiro " Cidade de Deus" surpreendeu ao receber quatro indicações para o troféu de 2004: Direção (Fernando Meirelles), Montagem (Daniel Rezende), Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani) e Fotografia (César Charlone).

1999

Central do Brasil Em 1999, "Central do Brasil" foi indicado para duas categorias do Oscar: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz. Na primeira, perdeu para "A Vida É Bela", do italiano Roberto Benigni. Na segunda, quem tirou o troféu das mãos de Fernanda Montenegro foi a norte-americana Gwyneth Paltrow, por sua atuação em "Shakespeare Apaixonado".

1998

Na cerimônia de 1998, o Brasil voltou a fazer torcida. Desta vez, o indicado era "O Que é Isso Companheiro", filme de Bruno Barreto sobre a ditadura no país. Perdemos novamente para um holandês, "Caráter".

1996

O Quatrilho Só após 33 longos anos o Brasil voltou a sonhar com o tão aguardado troféu de Melhor Filme Estrangeiro. " O Quatrilho", de Fábio Barreto, conseguiu uma vaga entre os cindo indicados em 1996. A história de imigrantes italianos no sul do país perdeu para o holandês "A Excêntrica Família de Antonia".

1986

A produção "O Beijo da Mulher Aranha", cujos créditos de produção foram divididos entre Brasil e Estados Unidos, foi indicada a quatro Oscars em 1986: Filme, Roteiro Adaptado, Direção (Hector Babenco) e Ator (William Hurt). Acabou levando apenas o último.

1963

Há muito o Brasil está de olho na estatueta dourada entregue aos melhores filmes estrangeiros. A primeira indicação nacional ocorreu em 1963, com "O Pagador de Promessas", dirigido por Anselmo Duarte. Acabou perdendo para o francês "Les Dimanches de Ville d´Avray".


Nenhum comentário: