terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Eleições EUA

20/01/2008 - 22h03
Hillary e Obama estreitam disputa democrata; republicanos não têm favorito claro
Publicidade
da Folha Online

Enquanto a disputa pela indicação no partido democrata começa a afunilar entre Hillary Clinton e Barack Obama, entre os republicanos ainda não existe um favoritismo claro entre os pré-candidatos à presidência da república dos EUA.

Uma data chave para a definição dos vitoriosos às indicações de seus respectivos partidos deve ser a "Super Terça-feira", prevista para 5 de fevereiro, quando 20 Estados realizam as suas primárias de uma só vez.

Analistas das eleições americanas afirmam que o voto das mulheres e da população hispânica será fundamental para a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton. No caso de Obama, o senador por Illinois já pode contar com o voto do eleitorado negro.

Uma enquete divulgada ontem pela rede de TV americana CNN mostra que a ex-primeira-dama perdeu apoio entre os eleitores afro-americanos. Na pesquisa, 59% dos afro-americanos democratas apóiam Obama para a candidatura presidencial de seu partido, enquanto 31% dos entrevistados dizem que votarão na senadora por Nova York Hillary Clinton.

A comunidade negra se mostrou inicialmente crítica com a candidatura de Obama, porque considerava que um afro-americano não poderia ser eleito presidente dos EUA, segundo o analista político Bill Schneider da "CNN".

Republicanos

A "Super Terça" será muito disputada entre os democratas. Do lado republicano, a dúvida é outra. Enquanto entre os candidatos democratas há dois claros favoritos, no campo conservador existe a sensação de que qualquer um pode ganhar.

O "caucus" republicano de Nevada e as primárias da Carolina do Sul no sábado confirmaram que não há um claro favorito.

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu em Nevada com uma grande vantagem sobre os rivais. Já o senador pelo Arizona, John McCain, ganhou na Carolina do Sul em uma apertada disputa com o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee.

Essa é a segunda vitória de Romney e McCain. O primeiro ganhou em Michigan e o segundo, em New Hampshire. Huckabee não pôde repetir a conquista de Iowa.

Flórida

Os republicanos se concentram agora nas primárias do dia 29 de janeiro na Flórida, Estado com grande comunidade hispânica. Lá está há semanas o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, que dedicou todos os esforços nesse estado com a esperança de finalmente conseguir uma vitória que lhe permita mudar sua situação de desvantagem.

A estratégia de Giuliani é se concentrar nos Estados que mais enviam delegados para as convenções. As últimas enquetes mostram McCain como favorito a nível nacional, seguido por Huckabee e Mitt Romney.

Por isso, a "Super Terça" é de vital importância para os candidatos republicanos, porque é a oportunidade de um deles abrir vantagem e se aproximar do sonho da Casa Branca. Até lá, as apostas continuarão a cargo dos cidadãos e da imprensa americanos.

Com France Presse, Associated Press e Efe

Leia mais

Campanhas eleitorais seguem sem favoritismo republicano claro
Voto feminino e hispânico será chave para Hillary em "Super Terça"
Hillary e Romney vencem convenções em Nevada e ampliam vantagem sobre rivais
Hillary vence convenção democrata em Nevada; Romney ganha entre republicanos
Hillary perde apoio entre afro-americanos, que agora preferem Obama

Nenhum comentário: