quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Campeãs Carnaval 2008

05/02/2008 - 11h07
Vai-Vai é campeã do Carnaval 2008 de São Paulo
da Folha Online

A Vai-Vai é a campeã do Carnaval de São Paulo. Com o enredo "Acorda Brasil", a agremiação retratou a música como educação na avenida e mostrou o trabalho do maestro Silvio Baccarelli na formação da orquestra sinfônica na favela de Heliópolis, após o incêndio ocorrido em 1996.

03.fev.08/Folha Imagem

Alegoria da Vai-Vai, que apresentou o enredo "Acorda Brasil" e conquistou o título do Carnaval de São Paulo

A escola, que não conquistava um título desde 2001 --o último foi dividido com a Nenê de Vila Matilde--, obteve 90 pontos na apuração das notas --o máximo possível.

A Vai-Vai desfilou aproximadamente 4.200 componentes. Durante todo o desfile, o público acompanhou a agremiação, com coreografias levantando bandeirinhas e acenando.

A comissão de frente chegou dourada representando Apolo, deus da música na mitologia grega, e as trombetas que anunciam a chegada da educação. Logo em seguida, a ala das baianas representaram a deusa da vitória, Niké.

O carro abre-alas contou com crianças que estavam com microfones cantando o samba enredo da escola. Em seguida, surgiu um carro com a réplica da favela de Heliópolis.

O carro Cinismo, com uma grande coruja, representou uma critica o governo pela falta de ação na educação, como o fato de 18 mil escolas públicas não terem iluminação adequada na era dos computadores.

A escola encerrou sua participação com um carro representando o Teatro Municipal de São Paulo, com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis e a velha-guarda entre os componentes.

Entre os destaques da Vai-Vai estavam o ator Marcos Frota, a apresentadora Amanda Françoso --madrinha da escola-- e o senador Eduardo Suplicy (PT).

Vice-campeã

A Mocidade Alegre ficou com o vice-campeonato do Carnaval paulistano. A escola disputava o bicampeonato.

Mastrangelo Reino/Folha Imagem

Alegoria da Mocidade Alegre durante o desfile no Sambódromo de São Paulo

O enredo da vice-campeã foi uma homenagem a São Paulo --"Bem-vindo a São Paulo. Sabe por quê? Porque São Paulo é tudo de bom!!!".

Durante o desfile, a bateria da escola inovou e com uma coreografia que dividiu os ritmistas, que formaram as letras "S" e "P".

Atrativos da cidade também foram retratados na escola como os eventos artísticos, culturais e gastronômicos. O enredo foi desenvolvido a partir de cinco vertentes: vanguarda, oportunidades, multiculturalismo, gastronomia e diversidade.

A disputa entre a primeira e a segunda colocadas foi apertada até a última nota. Somente com a última pontuação, no quesito harmonia, o título foi decidido --um 9,75 para a Mocidade, deu o campeonato para a escola do bairro do Bela Vista (centro de São Paulo).

O desfile das escolas de samba campeãs ocorre na próxima sexta-feira (8).

Na primeira noite dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo, na sexta-feira (1), as escolas de samba que se apresentaram foram Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria, Águia de Ouro, Tom Maior, Rosas de Ouro e Nenê de Vila Matilde.

No sábado (2), passaram pelo sambódromo Camisa Verde e Branco, Mancha Verde, X-9 Paulistana, Pérola Negra, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Império de Casa Verde. Confira a cobertura completa do Carnaval na Folha Online.

Leia mais

Liga das escolas de SP define hoje ordem de quesitos para desempate
Vai-Vai e Mancha Verde animam público; bateria da Mocidade faz coreografia
Carnaval de São Paulo tem "gargarejo" de graça e camarote por R$ 1.100
Retorno do feriado deixa o tráfego intenso nas rodovias a partir de hoje
Guias trazem opções para se divertir e viajar no Carnaval
Especial

Leia cobertura completa sobre o Carnaval 2008


06/02/2008 - 17h07
Beija-Flor é campeã do Carnaval 2008 do Rio de Janeiro
da Folha Online

A Beija-Flor de Nilópolis é a bicampeã do Carnaval 2008 do Rio de Janeiro com o enredo "Macapabá: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas no Meio do Mundo". Na apuração das notas, ocorrida na tarde desta quarta-feira, a escola teve 399,3 dos 400 pontos possíveis.

Com 398 pontos, a Salgueiro é vice-campeã do Carnaval. A escola contou em seu enredo a história da cidade do Rio de Janeiro, com o enredo "O Rio de Janeiro continua sendo...".

A escola de samba São Clemente foi punida com a perda de meio ponto por ter levado ao sambódromo uma mulher nua e caiu para o Grupo de Acesso A. Já a Império Serrano integrará o Grupo Especial no próximo ano.

Antonio Lacerda/Efe

Componente da Beija-Flor, que apresentou o enredo "Macapabá: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas no Meio do Mundo"

Campeã

Este é o 11º título da Beija-Flor da escola desde 1932. No ano passado, a escola foi campeã com um enredo sobre a África. Desta vez, foi até Macapá buscar inspiração para nova vitória.

A escola encerrou a segunda noite de desfiles do Grupo Especial iluminando a Marquês de Sapucaí com o sol de Macapá (AP). Em sete setores, a escola mostrou, entre outros temas, a cultura e riqueza da fauna, flora até a chegada dos navegantes e a presença dos índios.

A comissão de frente e o abre-alas fizeram referência à beleza do fenômeno solar. Atores ocuparam uma das alas para encenar o brilho do fogo.

A alegoria também mostrou palmeiras. Outras alas mostraram diversas formas de produtos e de civilizações --inclusive perdidas-- que se valeram da cerâmica e argila. O abre-alas retratou peças gigantes de cerâmica, que representaram as civilizações perdidas.

Setores da escola também representaram a necrópole fenícia, a mistura de índios e fenícios, a crença solar dos escribas fenícios, a expedição pelas matas à procura de tesouros e o tesouro --simbolizado pelo figurino da bateria, uma interpretação das minas fenícias ao estilo das do rei Salomão. As minas de ouro e uma cidade inteira feita com o metal serviram de inspiração para um dos carros alegóricos.

Alas seguintes representaram a ganância de piratas espanhóis, holandeses, ingleses e franceses, no ímpeto de busca aos tesouros da terra. A Beija-Flor mostrou ainda a influência portuguesa, a representação de povos que formaram o local e a grande fortaleza de Macapá, também conhecida como Fortaleza de São José de Macapá.

Leia mais

Modelo usa tapa-sexo de apenas 4 cm
São Clemente mostra chegada da família real com luxo e delicadeza
Humorista Hélio de la Peña ironiza modelo que desfilou com tapa-sexo de 4 cm
Vai-Vai prepara fogos de artifício para desfiles das campeãs
Especial

Leia cobertura completa sobre Carnaval 2008

Nenhum comentário: