segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dossiê Urbanização - Orientações p/ Atividade Proposta


 Atividade 3as Séries Ensino Médio
A partir da Cidade de São Paulo-
Uma análise do Processo de Urbanização de 5 Locais do Planeta -

"O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,



Mas o tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia


Porque o tejo não é o rio que corre pela minha aldeia,


O Tejo tem grande navios


E navega nele ainda,


Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,


A memória das naus.


O Tejo desce de Espanha


E o Tejo entra no mar em Portugal.


Toda a gente sabe isso.


Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia


E para onde ele vai


E donde ele vem.


E por isso, porque pertence a menos gente,


É mais livre e maior o rio da minha aldeia.


Pelo Tejo vai-se para o Mundo.


Para além do Tejo há a América


E a fortuna daqueles que a encontram.


Ninguém nunca pensou no que há para além


Do rio da minha aldeia.


O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.


Quem está ao pé dele está só ao pé dele."






O Tejo é mais Belo - Fernando Pessoa / Alberto Caeiro

 
" São Paulo é como um mundo todo..."
 
Vaca profana - Caetano Veloso
 
 
A partir de representação das luzes do planeta terra vistas do espaço foi proposta atividade a ser realizada por duplas estabelecidas em aula.

Orientações :

1- Cada dupla deve estabelecer 5 locais do planeta a serem analisados do ponto de vista do processo de urbanização.

2- Os locais podem ser compostos por países, regiões, áreas metropolitanas, cidades, etc .Independentemente da combinação.

Exemplo : 5 locais : Itália, Norte da África, América Latina, Costa Leste dos EUA e Cidade do México

3-Após a definição dos locais a dupla deve comunicar ao representante de sala para que a lista conste em folha coletiva a ser entregue ao professor ao final da atividade.

4- A dupla deve em primeiro lugar estabelecer os critérios de classificação e análise a serem utilizados para o estudo dos referidos processos de urbanização dos 5 locais escolhidos.

5- Não existem critérios obrigatórios a priori para a confecção do trabalho.
A atividade busca oferecer possibilidade para o desenvolvimento da liberdade, criatividade, atitude, diversidade e ousadia dos alunos na pesquisa e elaboração das informações.

* Importante estabelecer uma forma / opção  de abordagem de algum aspecto particular do processo de urbanização que sirva como elemento para introdução ao tema.

* Importante também que haja na medida do possível a utilização da Cidade de São Paulo, principalmente seu elemento humano ( pessoas) como fonte de informações para a elaboração da atividade.

Assim entrevistas, conversas, contatos, visitas a locais especiais ( centros de cultura, famílias, associações, grupos, templos religiosos, clubes, etc etc ) que possam nos aproximar de pessoas que possuam informações interessantes sobre os locais que escolhemos são, mais que apropriados, na medida do possível obrigatórios.

Uma das questões centrais desta atividade é a possibilidade de experiência diferenciada que permita um contraponto ao nocivo perfil sedentário e isolacionista experimentado hoje pela maioria de nós fruto da presença cada vez maior das tecnologias em detrimento das vivências sociais coletivas no espaço público.



6- Sugestões de Fontes :

- A História, a Geografia, a Economia, a Cultura, a Etnologia, a Língua, a Culinária, a Política, a Religião, as Tradições e etc de cada local, de cada população podem servir como base para a construção de relatório final sobre as principais características dos processos de urbanização de cada local escolhido.

- A avaliação da atividade privilegiará as opções de pesquisa adotadas pelos alunos conforme orientações dadas em sala de aula.

- Assim especialmente serão valorizadas aquelas que envolvam ações não usuais e convencionais do cotidiano escolar tradicional limitado à livros e internet.

Especialmente sintonizadas com a perpectiva da utilização do próprio processo de urbanização a que estamos inseridos ( a Cidade de S. Paulo em toda sua complexidade) como referencial básico à elaboração do trabalho.

Assim as referências obtidas em nosso próprio ambiente urbano : escola, família, bairro, trabalho, transporte, cultura, diversão, esporte e etc - principalmente derivadas dos contatos com as pessoas que compõe este ambiente, muitas vezes próximas e também distantes, devem ser observadas atentamente como fontes de informação a respeito do mundo especialmente  dos locais escolhidos.

Desta forma entrevistas, contatos, conversas e etc com as mais diversas pessoas tão numerosas e diversas na Cidade de São Paulo são bem vindos à nossa busca por fontes de informação.

7- O Relatório

Após a realização da atividade de pesquisa os alunos deverão elaborar um relatório acerca das principais características do processo de urbanização de cada local escolhido. Neste relatório, como já foi apontado, além das referências à Cidade de São Paulo, não há informações obrigatórias, cabe a cada dupla eleger e apontar a quantidade e qualidade de informações necessárias à compreensão satisfatória dos processos estudados.

Ressalto novamente que as análises dos 5 locais devem - em algum momento - estabelecer uma referência ao nosso universo urbano ( Cidade de São Paulo) onde as semelhanças, diferenças, curiosidades, possíveis ou impossíveis comparações possam ser explicitadas.

Neste relatório deverá constar ainda ítem relativo às descobertas, dificuldades e soluções encontradas por cada dupla para confecção da atividade.

Por hoje é só, Logo mais novas orientações serão divulgadas. Bom Trabalho.
um abraço Prof Milton

Nenhum comentário: