sexta-feira, 19 de junho de 2009

3os PROVAS 3A FEIRA ( 23/JUNHO)

PESSOAL DOS 3OS TERÇA FEIRA PROVA P/ TODO MUNDO

TEMA : 1A GUERRA

POR FAVOR AVISEM TODO MUNDO DOS 3OS DA MANHÃ

OBRIGADO PROF. MILTON

Mais de 300 mil alunos já se inscreveram para o Enem; inscrições vão até julho
da Folha Online

Mais de 300 mil estudantes já se inscreveram para o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que em 2009 servirá como forma de ingresso para boa parte das universidades federais do país. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), até as 14h desta terça-feira --segundo dia de inscrições-- o exame já registrava 305.022 inscritos.

De acordo com o MEC, o número supera a marca alcançada em 1998, quando foi realizado o primeiro Enem e no qual foram inscritos 157.221 inscritos em toda a edição. As inscrições para o Enem foram abertas ontem e seguem até as 23h59 do dia 17 de julho.

Nesta segunda-feira (15), o ministro Fernando Haddad (Educação) disse, em seu pronunciamento, que 42 das 55 universidades federais vão utilizar o exame para selecionar seus alunos, seja em 2009 ou nos próximos processos seletivos.

Inscrições

Em 2009, as inscrições para o Enem serão feitas apenas pela internet.
O candidato deve preencher um cadastro disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação da prova. Uma confirmação será enviada ao e-mail do estudante.

Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino médio, seja em escola pública ou privada. Alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária.

Um Manual do Inscrito será enviado para a casa de cada um dos candidatos, pelos Correios, com um cartão de confirmação com as informações sobre datas, horários e locais de prova. O material também inclui um questionário socioeconômico que deve ser preenchido pelo estudante e entregue no dia e local da realização do exame.

Além de passaporte para ingresso em universidades federais, a partir deste ano o Enem também vai valer para certificação de conclusão do ensino médio. Para os alunos que estão fora da rede, o Enem vai substituir o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), cujo objetivo era avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada.

O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha. A divulgação dos resultados está prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2010. Notas obtidas no Enem de 2008 não serão aceitas pela Fuvest neste ano

Colaboração para a Folha Online

A pró-reitoria de graduação da USP decidiu que os resultados obtidos na prova do Enem de 2008 não serão aceitos para compor a nota da 1º fase da Fuvest neste ano. Em anos anteriores, o candidato a uma vaga poderia escolher sua melhor nota no Enem dentre os resultados obtidos nos últimos dois anos.

De acordo com o professor José Coelho Sobrinho, coordenador de comunicação da Fuvest, a mudança acontece devido a diferença entre o exame que será aplicado neste ano e os que foram realizados pelos candidatos em anos anteriores.

Segundo o ministério da educação, essas mudanças acontecem para que a prova do Enem possa ser utilizada como vestibular único por universidades federais. Com a mudança, será cobrada uma carga maior de informação, mas dentro do modelo antigo de privilegiar o raciocínio em detrimento da decoreba.

Como o ministro Fernando Haddad (Educação) já disse, anteriormente, o exame não exigirá datas, mas sim o conhecimento de fatos históricos. A prova, que acontece em outubro, terá uma redação e 180 testes, de quatro grandes áreas: línguas, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

A Fuvest também afirmou, por meio de nota, que o exame do Enem 2009 será usado também para compor o bônus para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. De acordo com o professor Coelho, esse benefício pode chegar a até 12% de bônus sobre os pontos feitos pelo candidato.

Mudanças

As mudanças do Enem tem o objetivo de enfatizar temas como segurança pública, violência, gravidez na adolescência, cidadania e mudanças climáticas, segundo o ministério da educação.

Nas questões, podem ser abordados assuntos como políticas afirmativas (cotas raciais etc), esporte e história cultural da África --o último, embora obrigatório por lei, foi pouco implementado nas escolas.

É exigido também que o aluno conheça linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro). Isso pode cair em questões que relacionem movimentos literários aos artísticos, que são mais amplos. 15/06/2009 - 22h57

Estudantes não precisam se preocupar com novo Enem, diz ministro
da Agência Brasil

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que os estudantes que se prepararam para o antigo vestibular não precisam temer o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições para a prova, que servirá como forma de ingresso para várias universidades federais, começaram hoje.

Em seu pronunciamento, Haddad informou que 42 das 55 universidades federais vão utilizar o exame para selecionar seus alunos, seja em 2009 ou nos próximos processos seletivos.

"Quem está preparado para o vestibular está preparado para o novo Enem. E quem estava pronto para o velho Enem também está pronto para o novo Enem", disse em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.

Somente no primeiro dia, mais de 100 mil estudantes já se inscreveram para participar do novo Enem. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 17 de julho.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela prova, a expectativa é chegar a 7 milhões de inscritos.

O ministro destacou que cada estudante, a partir da nota obtida, poderá pleitear uma vaga em qualquer universidade ou instituto federal que tiver aderido ao novo modelo.

"Pelo processo tradicional, o estudante era obrigado a se inscrever em diversos vestibulares, cada um com um modelo específico, arcar com várias taxas de inscrição e deslocar-se pelo país, o que era estressante e pouco democrático", defendeu.

O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro. A prova terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação.

Um comentário:

Robson Silos disse...

olá prof. Milton! Gostamos de seu blog, conheça nossa Rede Social de História, entre e divulgue seu blog!
http://historiaead.ning.com/main/authorization/signUp?