sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

EVENTO CULTURAL - Aula Aberta em Paranapiacaba DOMINGO 08/12/2024


Aula Aberta em Paranapiacaba - Estudo do Meio - História / Geografia

Atividade Extra Curricular  - Não Obrigatória  3as Séries Ensino Médio
Evento Cultural : Aula Aberta em Paranapiacaba 08 DEZ 2024 Caráter : voluntário, não obrigatório e extra curricular. Ponto de encontro : Na frente do Napoleão : 8:00hs Daqui vamos de ônibus até o Centro (Term Bandeira) onde vamos caminhar pelo Vale do Anhangabaú até a Estação da Luz - de lá Trem até Rio Gde da Serra + ônibus EMTU até Paranapiacaba Recomendações básicas para participação no evento : Quanto levar : a partir de R$ 60,00 (para transporte, ingresso em 2 museus e almoço) Museu Tecnológico Funicular https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/relogio-da-estacao/ Museu Castelo https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/museu-castelo/ Traje : É bom um calçado bem confortável p caminhada - também é bom levar um agasalho pois costuma mudar o tempo muito rápido.Essa época também costuma ter pancadas de chuva Se liga PRINCIPAL : O projeto é uma oferta alternativa de atividade cultural realizado há vários anos com centenas de alunos sem nenhum problema registrado. Acredito que todos que se dispuserem a participar possuem noção da sua própria responsabilidade e maturidade minimas para compor um evento dessa natureza, não obrigatório. Lembro que a participação e a conduta de cada aluno durante todo o passeio é de sua inteira responsabilidade e apelo mais uma vez para a consciência de que não se trata de um evento dirigido para crianças que necessitem de tutela para transitarem no espaço público, mas direcionado a alunos do 3o ano do ensino médio de quem se espera noções mínimas de responsabilidade, maturidade e principalmente de autonomia. Portanto solicito aos responsáveis que - antes de autorizarem - meditem sobre os significados desta autonomia. Significado de Autonomia s.f. s.f. Aptidão ou competência para gerir sua própria vida, valendo-se de seus próprios meios, vontades e/ou princípios. Direito dado a uma nação (país) de se governar de acordo com seus próprios regimentos ou leis. Direito ao livre arbítrio que faz com que qualquer indivíduo esteja apto para tomar suas próprias decisões. Para um veículo movido à motor (navio, avião, automóvel etc.), distância que o mesmo pode percorrer com o consumo total do combustível a bordo. Filosofia. Kant. Faculdade do ser humano de se autogovernar de acordo com seus padrões de conduta moral sem que haja influência de outros aspectos exteriores (sentimentos, repressões etc) Autonomia financeira. Situação de um serviço cuja gestão financeira é independente da coletividade pública que o criou. (Etm. do grego: autonomía, pelo francês: autonomie)
Base teórico legal pedagógica da proposta :

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional


Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida


familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos

movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

§ 1º. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, pre dominantemente, por


meio do ensino, em instituições próprias.

§ 2º. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional


Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de


liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno


desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação


para o trabalho.

Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte


e o saber;

III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

A Proposta :

De caráter extra curricular e não obrigatória, a proposta busca oferecer, a partir da área das ciências humanas,  às Séries terminais do Ensino Médio (2as), uma alternativa mais atualizada, plural e diferenciada de aprendizagem que proporcione uma vivência com maior complexidade daquela restrita ao cotidiano escolar - em compasso com o nível de autonomia, maturidade, responsabilidade e consciência que se espera de alunos destas turmas, a um passo de encerrar a experiência escolar e se inserirem em outro estágio de suas vidas.


Oferecer oportunidade de observação e apreensão de elementos úteis à compreensão mais profunda das temáticas presentes no programa teórico do Ensino Médio, com destaque para as temáticas vinculadas à Urbanização, Economia, Política e Sociedade com apoio das disciplinas de História e Geografia.

Oferecer diferente alternativa pedagógica fora dos limites do ambiente tradicional, onde o aluno experimentará outro universo de convívio com seus pares e docentes, tão necessário na atualidade, que possa produzir um mais amplo leque de conteúdo e vivência à nossa tão carente realidade atual.

Neste plano a aula aberta em Paranapiacaba envolve a experiência de transitar pelo espaço urbano da Grande SP, fato inédito para muitos dos alunos, conhecer in loco, realidades apontadas, estudadas e apreendidas teóricamente nos projetos da escola acerca da natureza do nosso processo de urbanização.

 Permite , oferecer ainda,  uma inédita experiência de aproximação com riquíssimo patrimônio histórico, cultural e biológico existente na localidade,


Vila de Paranapiacaba - Santo André - SP, no alto da serra do mar


Por que ir ?

A Vila de Paranapiacaba foi planejada e construida pelos ingleses, quando da construção da antiga Estrada de Ferro São Paulo Railway.

Tem uma réplica do Big Ben Londrino, tem uma névoa que não fica devendo nada ao "Fog" inglês, tem passeio de maria fumaça e tem muita natureza, mata atlântica preservada muitas cachoeiras e trilhas.

Quando ir  ?

O ano todo. Procure saber da agenda cultural e de eventos no site da Prefeitura de Santo André - www.santoandre.sp.gov.br -.

Tem o Festival de Inverno, A Festa do Cambuci, Foop-Festival de Oratórios e Presépios, tem Núcleo de Cerâmica e um monte de coisas pra ver, vários artistas tem seus ateliês montados na Vila.

Quem vai  ?

Tudo mundo que curte natureza e coisas bacanas.

Quanto custa ?

Depende muito do bolso do interessado, .

Vindo de São Paulo, pegar o trem (Linha Turqueza) na estação Luz até Rio Grande da Serra depois pegar ônibus até a Vila (utilize a integração, sai mais barato) ou se quiser pode se hospedar em uma das várias "pousadinhas". Tem alguns bares, pequenos restaurantes nas casas dos moradores.


Pegue o trem para Rio Grande da Serra na Estação de trem do Luz de 20 em 20 minutos. Os trens só chegam até a Estação de Rio Grande da Serra, a partir desse ponto só de ônibus.



Linha 10 - Turquesa Luz

Brás

Moóca

Ipiranga

Tamanduateí

São Caetano

Utinga

Prefeito Saladino

Pref Celso Daniel Sto André

Capuava

Mauá

Guapituba

Ribeirão Pires

Rio Grande da Serra







A fundação da Vila


A Vila de Paranapiacaba é a única vila ferroviária conservada do Brasil. Foi construída pela São Paulo Railway em 1867, a partir da Estação Alta da Serra, atual estrada de Ferro Santos Jundiaí, dando origem à ocupação da área pelos ferroviários
 
Pontos Turísticos
 
 


Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba: Edificada em 1889 para atender aos funcionários católicos da ferrovia, a igreja fica praticamente na entrada da cidade, e do lado de fora tem-se uma vista bonita da parte baixa da cidade e da estação ferroviária.




Castelinho: Casa construída em 1897 para ser moradia do engenheiro chefe da ferrovia, é a maior casa da vila, construída em um local alto, praticamente de todas as ruas da vila é possível ver esta linda casa no alto de um morro. Hoje em dia o local é um museu.





Clube União Lyra Serrano: É onde ocorrem vários eventos culturais da cidade inclusive no festival de inverno. Foi uma das ultimas construções inglesas da vila, construída por volta de 1938. Realmente é um local muito bonito em seu interior tem um grande hall, salão de jogos e salão de baile. Vale a pena conferir.




Paranapiacaba, subdistrito de Santo André, está localizada na Serra do Mar, e seus atrativos, que antes eram apenas a ferrovia, o aposentado trem Maria Fumaça e museu ferroviário, soma-se agora aos recursos naturais, chamando os turistas da Grande São Paulo e outras localidades para o ecoturismo. Há mais de 10 trilhas de níveis leve, médio e pesado, que podem ser feitas com o acompanhamento de guias locais (trilhas municipais e estaduais). Além disso, o rapel, a tirolesa e a observação da flora e da fauna também podem ser praticados na região. Várias competições de mountain bike, corrida de aventura e enduro a pé já realizaram eventos no local desde 2000 e o turismo cresce também com o incentivo ao artesanato local.

Pátio Ferroviário: É onde acontece a manobra dos trens que sobem e descem a serra, e onde esta a plataforma da estação da vila. O destaque do pátio é relógio fabricado em 1898 parecido com o Big Bem de Londres e também para o museu Funicular onde se encontram muitas peças da rodovia e maquinas enormes. Vale a pena conferir.





Mirante: Se localiza bem na entrada da cidade, é um local alcançado por uma pequena trilha de uns 50 metros onde você pode avistar a subida dos trens pela serra, e também as cidades de Santos e Cubatão e o litoral. Mas é bem difícil conseguir avistar o litoral, pois geralmente a neblina no trecho da serra é muito grande como você pode observar na foto.





Festival de Inverno de Paranapiacaba

Durante o Festival de inverno a cidade fica tomada por turistas, que vem de diversas partes do estado apreciar a boa musica. Por isso se você estiver a fim de curtir o festival e pretende pernoitar na vila é bom fazer sua reserva com meses de antecedência. É bom lembrar também que nesta época a inflação sobe e muito na vila, e as coisas ficam absurdamente caras, mas é dos turistas que a cidade parece viver ultimamente, então eles aproveitam a ocasião para tirar uma renda extra. A na vila diversos locais com shows em alguns deles deve-se retirar os ingressos com antecedência é o caso do clube Lyra Serrano e também o Viradouro.