quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Segundo pesquisa Computador prejudica o sono mais que cigarro, álcool e balada

Ficar na frente do computador à noite é pior para a saúde do sono do que beber, fumar ou sair para a balada. Uma pesquisa da Unicamp avaliou 710 universitários e descobriu que, de cada dez pessoas que usam o PC à noite, até sete enfrentam problemas para dormir.
Dentre todos os jovens analisados, 486 eram mulheres e 224 homens. Desse total, 60% (428) foram classificados como maus dormidores. Esse índice subiu quando eram avaliados apenas os internautas noturnos e os fumantes.

O estudo concluiu que, entre os que usam a o micro das 19h à meia-noite, 73,3% foram classificados como maus dormidores. Para quem assiste à televisão no mesmo horário, por exemplo, o sono foi prejudicado em 59,7% dos casos.

De acordo com a psicóloga Gema Galgani Mesquita, autora do estudo, a luminosidade do computador, assim como a da televisão e a das lâmpadas, estimula os neurônios e desregula a liberação da melatonina, o hormônio do sono. Isso impede que a pessoa chegue ao sono profundo e reparador.

- O grande vilão do sono é a luz. Exposto à luminosidade, o organismo não metaboliza o hormônio na forma que precisa para ter um sono reparador.

No caso do computador, os danos são ainda maiores por dois motivos: a proximidade com a tela e o conteúdo. Na comparação com a televisão, a internet demanda mais atividade mental do usuário.

Para a psiquiatra Ana Paula Hecksher, especialista em sono, o computador é mais presente na vida do jovem do que o álcool e o cigarro.

- O computador acaba sendo um vilão maior. Tem uma frequência mais intensa. E ele prejudica o jovem ainda que ele faça atividades adequadas, como uma pesquisa.

O que agrava o cenário, segundo a autora do estudo, é que as novas gerações estão acostumadas a se comunicar pela internet, hábito que não vai ficar para trás ao longo da vida.

- Para quem quer dormir bem, o ideal é sair às oito da noite do computador. Porque aí vai dar tempo de metabolizar o hormônio do sono.

Mulheres sofrem mais

O estudo da Unicamp revelou ainda que as mulheres são mais prejudicadas pelos efeitos do computador que os homens. Ao avaliar aquelas que usam o micro das 19h às 24h durante os fins de semana, 83,4% foram classificadas como más dormidoras. No caso dos homens, o maior índice não passou dos 62,5% e se refere àqueles que ficam conectados das 19 às 22h. De acordo com a autora do estudo, ainda não se sabe porque os resultados são diferentes para eles e elas.
- Talvez seja uma diferença hormonal, na metabolização do hormônio do sono, ou talvez seja a maior resistência física deles. Não sabemos ainda. Essa será a próxima fase da pesquisa.
Os efeitos do tabaco sobre o sono também foram significativos. Segundo a pesquisa, dentre os que fumam, 70,5% foram considerados maus dormidores. Já entre os não fumantes, 59,7% dormiam mal.

- O tabagista apresentou mais distúrbios do sono, como acordar no meio da noite, demorar mais para dormir ou ter pesadelos.
Apesar de o estudo ter avaliado pessoas com idade universitária, a pesquisadora afirma que os resultados devem se repetir em todas as faixas etárias. Com um agravante: para os adultos, idosos, crianças e adolescentes, as consequências são ainda piores.

- Um jovem está no auge da resistência física, resiste muito mais às agressões da vida do que um adulto, idoso, criança ou adolescente.


Riscos

Os perigos de dormir mal é que, no decorrer do tempo, o hábito pode levar a distúrbios psíquicos, segundo a autora do estudo.


Ela alerta que, no curto prazo, a memória e a concentração ficam prejudicadas e é aberto espaço para problemas gastrointestinais e outras doenças.
- A diabetes tipo dois e a obesidade também estão associadas à diminuição do tempo de sono em geral.
O estudo da Unicamp mostrou que até mesmo os exercícios podem prejudicar o sono se eles são combinados com maus hábitos. A pesquisa mostrou que aqueles que praticam exercícios, mas que ficam na frente do PC das 19h à meia-noite, tiveram mais problemas pra dormir do que aqueles que não praticavam exercícios e que passavam a noite no micro.

Apesar de ser um resultado surpreendente, Gema afirma que a prática de atividades leva a uma melhor noite de sono, desde a pessoa tenha uma boa alimentação, e evite o álcool e o PC.

- Não é malhar e depois ficar na frente do computador. Isso não adianta, não resolve nada.

Fonte : http://www.saocarlosoficial.com.br/noticias/?n=Segundo+pesquisa+Computador+prejudica+o+sono+mais+que+cigarro,+alcool+e+balada_3WYFHC4I6M

Palestra Enem


Blogs :  dicasdoprofmilton.blogspot.com  atualprofmilton.blogspot.com - simuladoprofmilton.blogspot.com

EnemAtenção às atualidades ajuda a desenvolver competências ... ultimosegundo.ig.com.br/.../enem/enem...atualidades+ajuda...dese... –
www.mundovestibular.com.br/.../Enem-2011-Provas...aplicadas-a.

Atualidades podem cair em mais de uma disciplina ... - Folha

www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1283451608.pdf
topicos.estadao.com.br/taleban

‘O Exame exige sobretudo a habilidade de analisar, relacionar, comparar e compreender fatos históricos, ‘
Inteligência = a função psicológica responsável pela capacidade que temos de compreender o significado das coisas, de conceituar.   A inteligência apresenta à consciência a circunstância em que se encontra, permitindo com que ela se situe no contexto em que se encontra, e para a partir disso tomar as decisões mais adequadas http://www.psicosite.com.br/pro/art004.htm  O Conceito de inteligência

[PDF] A contemporaneidade como idade mídia - Scielowww.scielo.br/pdf/icse/v4n7/03.pdf



 ‘A crença de que a sociedade tradicional seja estática e imóvel é um mito da ciência social vulgar. Até um certo ponto de mudança ela pode permanecer "tradicional": o molde do passado continua a modelar o presente, ou assim se imagina.’ pg25 ‘O domínio do passado não implica uma imagem de imobilidade social. É compatível com visões cíclicas de mudanças. É incompatível com a idéia de progresso contínuo.’  p. 25. Eric Hobsbawn Sobre História
Mais cedo ou mais tarde tudo se transforma no seu contrário . S. Freud
blog.passofundo.net/.../pesquisa-revela-jovens-nao-sabem-o-que... -
Política desacreditada reduz a participação de jovens eleitores http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=760732
Favoritos 2011 (façam suas apostas) : Primavera Árabe, Bin Laden (Al Qaeda, Afeganistão, Paquistão, 10 anos 11 Set) , Terremoto Japão,  Crise EUA, Crise Europa, Estado Palestino, Sudão do Sul, Pré Sal, Energia Nuclear, Irã, Novo Código Florestal Brasileiro, Dilma Roussef,  ‘Faxina nos Ministérios’,  Somália, Massacre Noruega ( NeoFascismo), UPPs no Rio de Janeiro, Marcha da Maconha e das Vadias, Steve Jobs, Massacre Realengo (desarmamento) , Bueiros RJ, Conflitos de Londres, etc etc
‘ Primavera Árabe ‘ : Links : * Geografia do Oriente Médio - * História da Região  -  Maomé e a Unificação sob o Islã + A expansão muçulmana -  O Império Turco Otomano +  O Imperialismo Europeu -  As nacionalidades após a 2ª guerra + Ditaduras -   A criação do Estado de Israel +  O conflito Israel x Palestina -  As relações com os EUA / Acordos Camp David 1979 -  A cultura muçulmana + Jovens & Mulheres - Revoltas e Revoluções   História Geral Revolução Inglesa sec XVII / Revol. EUA 1776 Revolução Francesa sec XVII Revoluções Sec XIX Europa ‘Primavera dos povos’ 1968 Os jovens em ebulição  História Brasil  Revoltas Brasil Colônia :  Inconf Mineira / Conjura Bahiana  Revoltas Brasil Império : Cabanagem,Balaiada,Sabinada e Farroupilha Revoltas Brasil República : Federalista, da Armada, Canudos, Contestado, Tenentismo, SP 1924, Revol  1930, SP 1932, Intentona Comunista 1935
11/ SET + 10 + Morte de Osama Bin Laden Links : Invasão Soviética Afeganistão  + Talebans (Our friends) Fundamentalismo & Terrorismo + Al Qaeda Afeganistão & Paquistão + Relações com os EUA  Doutrinas Bush & Obama + Retirada tropas EUA Guerras Iraque & Afeganistão Morte Osama & Eleições EUA
Terremoto Japão, links : Geologia, teoria Placas tectônicas, Mapa estrutura geológica da terra História Terremotos, Vulcões e Tsunamis  A Energia Nuclear + O Desastre Fukushima Os grandes perigos da energia atômica : Hiroshima, Nagasaki, Tree Mile Island, Chernobyl, etc  Energia Atômica & Brasil = Angra dos Reis
Crise $ EUA : Links A natureza da crise : a lógica ( perversa) do sistema financeiro História do capitalismo : mercantilismo, industrialismo e a financeirização do mundo  As  comparações com a Grande Depressão de 1929  A economia dos EUA no séc XX : Roosevelt e o New Deal   Nixon, Reagan, e Bush(s) = a volta da desregulamentação  Obama leu Roosevelt ? A economia mundial sec XXI : Os emergentes China, Índia & Brasil
Dilma Roussef :links A mulher e a história da República brasileira  A resistência e o combate contra a ditadura militar O Brasil contemporâneo : Política & Economia As heranças e as diferenças do governo Lula Corrupção & ‘faxina’ Pais rico e o fim da miséria O discurso na ONU O Brasil e seu futuro : Copa, Olimpíada, etc, etc, etc.....
Brasil Novo Código Florestal : Links  A proposta de reforma do Código Florestal Brasileiro - O embate no Congresso - Ruralistas e Ambientalistas, personagens e argumentos O Código de 1965 e seus objetos :Margens de rios, Encostas, Reservas Legais, APPs, Reflorestamento e Anistia.- Economia e/ou Ecologia ? Convivência ou confronto - Os Biomas e suas devastações, um caso de esquizofrenia? -  Especialistas e referências : O que dizem Ongs, Ministérios, produtores e cientistas.- Brasil : Conflitos pela terra, uma velha, triste e sangrenta história.
Pré- Sal : Links : História do Petróleo Roteiro da exploração do petróleo no Brasil e no mundo Pré-Sal - A descoberta que pode mudar nossa história A problemática da exploração :  É viável ? A questão Ambiental O 'Marco Regulatório'  As Disputas Políticas A destinação dos recursos
Conflito Israel x Palestina links : Histórico da região A Palestina sob domínio do Império Britânico : A declaração de Balfour A (difícil) convivência  secular - O sionismo O Pós 2ª Guerra e a criação de Israel em 1947 As guerras 1948, 1967 (6 dias) e 1973 ( Yom Kippur) Refugiados ( esquecidos ?) - Tratados de Oslo 2000 : a Segunda Intifada A Autoridade Nacional Palestina (ANP) pós Arafat 2008 A invasão de Gaza e o Hamas A Cisjordânia e o Fattah  Palestinos na ONU Israel de Netanyahu
Os ‘piigs’ e a crise do euro - História da construção da União Européia e do euro - O descontrole do ‘Piigs’ ( Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha) e a desconfiança dos mercados - A ameaça global - A desvalorização do euro - FMI / Alemanha - Quem pode salvar o  euro ?
O Neofascismo do sec XXI Europa/EUA etc A história do nazifascismo - Europa dec 1920/1930 O horror na Noruega – O crescimento da xenofobia no velho mundo – O Tea party e o fascismo cristão nos EUA – Brasil : a eleição de 2010- Será que somos imunes ?
África 2011, um novo país, os velhos problemas. Sudão do Sul O mais novo ‘país’ do mundo - Somália : O inferno da fome
Haiti Um estado solitário Riqueza, miséria racismo e outras tragédias.
Desenvolvimento Histórico  Colombo, espanhóis e e franceses O açúcar e a escravidão O Processo de Independência – A República Negra A afirmação da liberdade A dominação Yankee ‘O açúcar in your hands”  Ditaduras, racismo e violência A derrubada de Aristide, o fim da frágil democracia A Minustah, o Brasil em campo Furacões e terremoto – Desespero e esperança
UPPs  - 2011 Rio de Janeiro Notícias de uma guerra particular A origem das favelas RJ – República Velha Rodrigues Alves / Pereira Passos  As origens e a evolução do crime organizado no Brasil – O fim da Ditadura e o surgimento do CV  O crime e a cultura, a cultura do crime : cinema e realidade Justiça e sociedade : a impunidade é para todos ?
A liberdade de expressão em marcha A ‘Marcha da maconha’ e a cidadania FHC ‘ Quebrando tabu’  Juventude e política
Fontes de pesquisa :
Ministérios
Agricultura, Pecuária e Abastecimento  Cidades  Ciência e Tecnologia  Comunicações
Cultura  Defesa Desenvolvimento Agrário  Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Desenvolvimento Social e Combate à Fome  Educação  Esporte  Fazenda  Integração Nacional
Justiça  Meio Ambiente  Minas e Energia  Pesca e Aquicultura  Planejamento, Orçamento e Gestão
Previdência Social  Relações Exteriores  Saúde  Trabalho e Emprego  Transportes  Turismo